Endoscopia digestiva alta



A endoscopia digestiva alta (EDA), também chamada esofagogastroduodenoscopia, é um exame visual directo do tracto digestivo alto com um fibro-endoscópio (um tubo flexível com lentes e sistema de luz próprio).

imagem: watermellon.gif
O exame permite observar o esófago, o estômago e o duodeno (porção inicial do intestino delgado).

A endoscopia digestiva alta é um exame importante para o diagnóstico de doenças destas porções do tubo digestivo, tais como úlceras, tumores, esofagite e gastrite.
Com este exame pode-se detectar a causa de diversos sintomas, como sejam a azia, a dificuldade na deglutição dos alimentos, dores abdominais, náuseas, vómitos e má-digestão. É, também, o melhor exame para garantir que não há lesões orgânicas no tracto digestivo alto.

Como decorre o exame ?
O exame geralmente não demora mais de 5 minutos. Inicialmente é efectuada uma anestesia da garganta com um spray anestésico. O doente é deitado em posição confortável.
O endoscópio é um tubo flexível com 9 mm de diâmetro. A sua introdução não interfere com a respiração, nem provoca dor. Em alguns casos é necessário proceder a biopsias durante o exame. Não se deve preocupar com este facto, pois não provoca qualquer dor adicional, nem significa que o médico observou algo de maligno.

Segurança e riscos
É muito rara a ocorrência de efeitos adversos importantes na realização da endoscopia. Uma sensação de falta de sensibilidade na garganta pode manter-se por alguns minutos após a realização do exame, devida ao liquído anestésico. Enquanto tal acontecer, deve-se evitar a ingestão de alimentos. Em alguns casos pode ocorrer um ligeiro traumatismo da garganta. Outras complicações podem ocorrer, mas são extremamente raras. Se tiver qualquer dúvida, informe-se com o médico.

Entre cada exame, submetemos os instrumentos a um rigoroso sistema de desinfecção, de acordo com as normas de desinfecção estabelecidas pela Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva. Como tal, não se deve preocupar com o risco de transmissão de doenças infecciosas.

Qual é a preparação ?
- O seu estômago terá que estar vazio, pelo que, no dia do exame, só deverá tomar um sumo (ou chá açucarado) e torradas sem manteiga (ou bolachas de água e sal) até 7 horas antes da hora marcada para o exame.
- Se necessita de tomar comprimidos poderá fazê-lo. Não beba leite nem medicamentos liquídos de cor branca ou outra (por exemplo, anti-ácidos), assim como não tome qualquer medicação que contenha bismuto.
- Não deve fumar nas 24 horas que precedem o exame.

Preparação para endoscopia digestiva alta