Serviços



Fibroscan

O Fibroscan® (elastografia hepática transitória) permite avaliar e quantificar a presença de fibrose e esteatose (gordura) no fígado.

A doença crónica do fígado constitui um problema de saúde pública importante e crescente, afetando mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Pode ser causada por um vírus, como a hepatite B ou C, pelo consumo excessivo de álcool ou por hábitos alimentares, que resultam em enfermidades como a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e a esteato-hepatite não alcoólica (EHNA). Estas enfermidades geralmente não apresentam sintomas e não são detectadas até estarem em fase avançada, mas evoluem progressivamente e podem futuramente causar complicações potencialmente fatais, como a cirrose hepática e o cancro do fígado.

O FibroScan quantifica a fibrose e a esteatose hepáticas de maneira não invasiva, indolor, sem radiação, em apenas alguns minutos trazendo uma segurança extra para a supervisão de pacientes com doenças hepáticas crónicas, evitando frequentemente a biópsia do fígado.

Não requer a toma de nenhum produto, apenas um período de jejum de 3-4 horas antes da sua realização.



Limitações/contra-indicações:

O exame não deve ser realizado em grávidas, doentes com ascite e em portadores de pacemakers ou desfibrilhadores.
voltar