Serviços



Testes respiratórios

Responsável: Prof. Doutor Miguel Mascarenhas Saraiva
Técnica de Diagnóstico: Drª Helena Coelho Lima
Auxiliares: Célia Oliveira, Ana Alexandra Oliveira, Carla Alves


Teste respiratório para diagnóstico da infecção por Helicobacter pylori

Realizado em colaboração com Helico, Diagnóstico Gastrenterológico, Lisboa.

O teste destina-se a estudar o estado actual da infecção pela bactéria Helicobacter pylori, sendo particularmente útil para comprovar a sua erradicação após tratamento, sem necessidade de endoscopia.


Teste Respiratório de Hidrogénio
imagem: tr_h2_ped.gif











Pela análise da concentração em hidrogénio no ar expirado após a ingestão do açúcar, é possível saber se o indivíduo testado tem digestão normal ou anormal desse açúcar.

O teste é particularmente útil no diagnóstico da má-digestão e da intolerância à lactose, situação relativamente prevalente entre nós e que frequentemente se associa a sintomas digestivos como diarreia, flatulência excessiva e cólicas abdominais.

Outros açúcares testados: Glicose, Sacarose, Fructose

Também pode ser útil nas seguintes situações:
- Diagnóstico da proliferação bacteriana no intestino delgado
- Estudo do tempo de transito oro-cecal
- Diagnóstico da má-absorção (com xilose)


A ManopH colabora com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) na formação de técnicas específicas como é o caso dos testes respiratórios.
Apresentamos de seguida algumas páginas de um dos trabalhos elaborados, úteis para o esclarecimento de algumas questões.
Clique para ver apresentação testes respiratórios


Iniciaremos no mês de Dezembro a realização de testes respiratórios com a monitorização não apenas de Hidrogénio no ar expirado, mas também com metano e dióxido de carbono, sobre os quais brevemente incluiremos mais informação.


Há anos, A ManopH esteve envolvida no projecto "TuLactas", num projecto de trabalho envolvendo alunos do Colégio do Rosário, com o objectivo de estudas a incidencia de má digestão da lactose numa população de estudantes do Ensino Secundário.
Clique para conhecer o projecto TuLactas

imagem: tulactas.jpg


voltar