Notícias



Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro vence prémio Bial de Medicina

O Prof. Doutor Mário Dinis Ribeiro, integrante da equipa da ManopH desde o seu início, venceu este ano o prémio Bial de Medicina, no valor de 100.000€, com uma lista de recomendações e linhas de actuação para o combate ao cancro gástrico.

Não fumar, cortar no sal, juntar uma endoscopia digestiva alta (e bem feita) à colonoscopia do rastreio aos 50 anos para garantir a possibilidade de um diagnóstico precoce, erradicar a bactéria Helicobacter pylori sempre que for detectada e houver indicação médica são algumas das medidas que podem fazer a diferença entre a vida e a morte. (in Público, 18/02/2019)

Manuel Sobrinho Simões, que presidiu ao júri do Prémio Bial 2018 composto por mais oito presidentes do conselho científico de faculdades de norte a sul do país, destaca que o vencedor tem o mérito de não se limitar a reunir o conhecimento mais recente adquirido sobre o cancro gástrico (o que já seria útil) mas apresenta também soluções para resolver os problemas.

A ManopH vem assim parabenizar este nosso médico, que soma esta distinção a um percurso académico e clínico já longo, sempre marcado pela excelência do seu trabalho, e de que nos orgulhamos de ter sempre acompanhado.



Poderá saber mais detalhes em:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/premio-bial-premiado-trabalho-pioneiro-do-gastroenterologista-mario-dinis-ribeiro-no-cancro-do-estomago_v1129870

https://www.publico.pt/2019/02/18/ciencia/noticia/mostrou-reduzir-mortes-cancro-gastrico-portugal-ganhou-premio-bial-1862177#gs.4ggBHYWk
voltar