Notícias



Investigation of GERD - What is New ?

Nos dias 4 e 5 de Julho de 2008, ManopH organizou, nas instalações localizadas n Instituto CUF, um curso prático destinado à divulgação das técnicas mais modernas na investigação da doença de refluxo gastro-esofágico.

A organização deste curso foi possível graças ao apoio da Teprel (representante em Portugal da MMS - Medical Measurement Systems) e do Instituto CUF de Diagnóstico e Tratamento. Também colaboraram as casas representantes dos equipamentos Olympus, Fujinon, Pentax, Given Imaging e Medtronic.

Neste curso foram efectuadas demonstrações em directo das principais técnicas de estudo da motilidade: manometria esofágica convencional e de alta resolução, pHmetria esofágica, Estudo da impedância esofágica.

Na área da endoscopia, mostraram-se as principais técnicas de cromoendoscopia com corantes e electrónica (NBI, FICE, I-Scan) utilizadas para uma melhor caracterização do esófago de Barrett, assim como a microscopia confocal. Foram também apresentadas técnicas endoscópicas alternativas: endoscopia por via trans-nasal e esofagoscopia por cápsula.

As demonstrações práticas foram completadas por excelentes exposições teóricas sobre a doença de refluxo gastro-esofágico e seu tratamento.



voltar